quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

liberdade de expressão!


Político, jornalista, poeta e filósofo , o cubano José Martí nasceu em 1853 em um país colonizado pela Espanha. Veio a falecer antes da Independência da sua terra, porém deixou marcas literárias e admiradores em todo o mundo, devido ao seu papel pró-independência.

A história de Cuba influenciou por completo sua produção literária, na qual há idéias libertárias visíveis. Segundo o poeta, ” a melhor maneira de ser livre é ser culto’’ e ele tem razão. Com tal raciocínio revolucionário ganhou visibilidade internacional, incomodou muitos e ganhou adeptos. Mas o que é ser independente? Como ser livre? Que tipo de autonomia os homens procuram?

Essas questões filosóficas podem ser solucionadas através da liberdade de expressão somada ao conhecimento. Saber impor idéias é fundamental na comunicação, contudo ter conhecimento pesa bem mais . Argumentos fortes são trabalhados com conteúdo firme, em outras palavras pode-se dizer que, a base conceitual restringe equívocos e assim amplia nosso poder de persuasão.

A leitura acompanha esse processo libertário servindo como a maior fonte de conhecimento. Quem ler transcende os limites de qualquer mundo. Ler vai além da vida; é uma viagem surreal dentro de si mesmo, na qual adquirimos experiências inefáveis. Qualquer incentivo a leitura é bem vindo, pois uma pessoa culta é um cidadão consciente da sua atuação na sua comunidade.

O maior dom que Deus cedeu a nós sempre será a capacidade de pensar e consequentemente , expandir o intelecto. Logo, nada melhor que um bom livro para o deleite com a consciência tranqüila.

- Para a Bienal do Livro - 2010.
(torce aê por mim!)

5 comentários:

Anônimo disse...

"O maior dom que Deus cedeu a nós sempre será a capacidade de pensar e consequentemente , expandir o intelecto."

Apelou, coleguinha...

ass: lili -th :)

- giiiiiiiiu. disse...

tudo para comover os jurados! UAHSUSHSUSHS;x -qq.

*é verdade!*

Anônimo disse...

bom texto!

leo disse...

Ideias muito maduras...visite o meu quando puder...l30legendas..a cada dia que venho em seu blog tem algo novo e mais interessante...bjos fui

Caio disse...

"Qualquer incentivo a leitura é bem vindo, pois uma pessoa culta é um cidadão consciente da sua atuação na sua comunidade.
"

Essa parte detonou demais!

Ei quando tu for famosa,por favor diz que conheceu alguém chamado Caio!

E tá manero esse piercing que esse cara tá usando na foto!
Bjo e sorte,vou torcer por ti!